segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Poder Da Empatia!


Segundo Roman Krznaric (autor do livro o poder da empatia, sociólogo e conselheiro na ONU), “EMPATIA é a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo.”
Empatia seria como um antídoto poderoso nesses nossos tempos de individualidade, uma grande ferramenta, bastante eficaz, para se obter uma vida melhor.
Nosso cérebro é equipado para a conexão social, mesmo que muitas vezes achemos que a individualidade é fator primordial, e que sem ela não obteremos sucesso seja na vida profissional ou amorosa. Temos uma máquina pensante que com certo esforço e força de vontade obterá níveis de empatia imensos, exigirá de si mesmo a conexão com outro, o “colocar-se no lugar do outro” e sentir essa transformação.
Você pode não acreditar, mas a empatia é uma característica inerente, própria do nosso ser, sendo assim, ela só precisa ser desenvolvida, despertada, de modo que vire algo do nosso cotidiano.
A habilidade de compreender os sentimentos, as emoções, os pensamentos e as experiências das pessoas com as quais nos relacionamos.
A habilidade de ter a perspectiva de outros, reconhecer a perspectiva deles como verdade.
Sabemos que é difícil reconhecer emoção em outras pessoas e comunicar isto, de forma que não haja julgamentos pré estabelecidos, não haja preconceitos, e é exatamente nessa hora que devemos usar a nossa empatia, precisamos sentir com a pessoa.

Vale um exemplo:
Imagine que sua amiga se encontre presa em uma situação que não sabe como sair, neste caso, ao usar a sua empatia, você se conecta a essa pessoa a ponto de sentir o desespero dela e assim poder apoiá-la, sem julgamentos, sem críticas.

Pratiquemos a nossa empatia em casa, no ambiente de trabalho, no trânsito e em todos os nossos relacionamentos.
Acredite, as mudanças são muitas, e pra melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário